História da DGCEC

A Diretoria Geral de Cultura e Educação Cristã foi fundada na Convenção Geral reunida em Paranavaí/PR, de 28 de março à 2 de Abril de 1972. Essa Convenção marca a passagem do Conselho Executivo para o nome de Conselho Geral e a criação das atuais Diretorias, na ocasião com o nome de Departamento Geral de Cultura e Educação Cristã.

O Pastor Cosme Ferreira da Silva atuou como Diretor Geral de 1972 ate 1996. No período de 1996 a 2000 o Pr. Sebastião Paz de Carvalho esteve a frente a Diretoria. De 2000 ate 2014 o Cargo foi ocupado pelo Pr. Arlindo Manoel da Conceição Jr.

O Pr. Aloisio Tadeu Rodrigues da Silva permaneceu a frente da Diretoria de 2014 a 2016, sendo o mesmo eleito para o mandato de 2016-2020.

O Seminário Evangélico Avivamento Bíblico, administrado pela DGCEC foi fundado em outubro de 1979 e organizado oficialmente pelo Departamento Geral de Cultura e Educação Cristã da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico em treze de Novembro de 1984. Foi nomeado para diretor da escola o Pr. Elcio Augusto Lodos e para Deão Pr. Jessé Henrique Araujo. Em Agosto de 1985 deu-se inicio a primeira turma do curso de Educação Teológica, nível médio com um total de nove alunos. Em Fevereiro de 1986, deu-se inicio da segunda turma do curso de Educação Teológica, nível médio, com um total de quatro alunos.

Data também desta época a primeira turma do curso de Bacharel em Teologia, nível superior, com cinco alunos. Desta turma formaram-se: Antonio de Pádua Carvalho, Romildo Antonio Togni e Nicéas Cardoso, da Região Centro; Arlindo Conceição Jr. e Maria Rosa Juliano, da Região Sul.

Em dezoito de dezembro de 1989, na capela do SEAB, aconteceu a cerimônia de formatura do Curso de Educação Teológica (nível médio). Os formandos foram quatro: Célio Dias dos Santos, Daniel Machado e Edna França, da Região Centro, e Carlos Alberto Santana da Silva, da Região sul. O paraninfo foi o Pr. José Theodoro de Souza, do Avivamento Bíblico de Araraquara, e orador foi o formando Célio Dias dos Santos.

A Diretoria Geral de Cultura e Educação Cristã, após catorze anos de gestão do Pr. Arlindo Manoel da Conceição Jr, desde o dia 22 de Janeiro de 2015 passou a ter um novo Diretor Geral, uma vez que o Pastor Arlindo Manoel aceitou a proposta e o desafio de assumir a Superintendência da Região Sudeste II.

Acatando o dispositivo do artigo de Lei da Constituição da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, em seu Artigo 58, parágrafo único, o Pr. Aloísio Tadeu Rodrigues da Silva, pastor Presidente do Campo Eclesiástico de Casa Verde Alta (Região Sudeste I), bairro da zona norte da capital paulista, assumiu a pasta por ter sido o segundo mais votado na XXVa. Convenção Geral, realizada na cidade de Cabreúva, SP.

Ao assumir a função, o Pastor Aloísio Tadeu Rodrigues da Silva fez questão de ressaltar a manutenção das equipes de trabalho com pequenas mudanças: a Missionária Maria das Graças Rocha Rodrigues da Silva, assumiu a função de vice-diretora do Seminário Evangélico Avivamento Bíblico, acumulando também a função de Coordenadora Pedagógica.

A Diretoria do Seminário Evangélico Avivamento Bíblico fica assim constituída: Pastor Elmer Mendes Barbosa, Diretor; Missionária Maria das Graças Rocha Rodrigues da Silva, Vice-Diretora, Pr. Jair Batista Barbosa, Tesoureiro e Missionária Daise como Secretária. Existem também três coordenadorias de Cursos: Missionária Patrícia de Oliveira (Coordenadora do Curso de Formação Ministerial), Pastor Luis Pedro Scarpeline (Coordenadoria de Cursos Ministeriais) e Pastor Eliú Ferreira (Coordenador do Curso de Formação Teológica EaD, antigo Bacharel em Teologia.

Em relação as secretárias da Diretoria Geral de Cultura e Educação Cristã ficou assim formada: Pastor Levi Camargo Melo (Secretário Teológico), Pastor Luis Pedro Scarpeline (Secretário de Comunicação), Pastor Jair Batista Barbosa (Secretário de Finanças) e Pastor Marcos Manuel Ventura (Secretário de Publicações).

Já a diretoria da Publicações Avivamento foi formada com os seguintes obreiros: Pastor Sebastião Paz de Carvalho (Presidente), Pastor Luis Pedro Scarpeline (Vice-Presidente), Pastor Jair Batista Barbosa (Tesoureiro) e Missionária Maria das Graças Rocha Rodrigues da Silva (Secretária).

O Seminário Evangélico Avivamento Bíblico oferece atualmente os seguintes cursos: CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERES. É um Curso bem simples que a Diretoria oferece e que tem como público alvo todos os membros, líderes de ministérios e pessoas interessadas. Não exige escolaridade. CURSO DE DOCÊNCIA CRISTÃ. Curso que tem como objetivo qualificar todos os obreiros envolvidos com o funcionamento da Escola Bíblica Dominical, ou seja, professores, secretários e superintendentes. Também é um curso simples. Não exige escolaridade. CURSO BÍBLICO. Curso que aborda panoramicamente cada livro da Bíblia, de Gênesis à Apocalipse. Tal curso pode ser realizado por qualquer membro da IEAB. Não exige escolaridade. CURSO DE LIBRAS E CURSO DE ESCATOLOGIA. 

Ministrados na unidade de São Caetano do Sul e que não exigem escolaridade. Em fase de implantação: CURSO MINISTERIAL DE MÚSICA E CURSO DE ACONSELHAMENTO. Também não irão exigir escolaridade.

Os principais cursos são: CURSO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL. Este curso tem como requisito que o candidato tenha concluído o ENSINO FUNDAMENTAL. É oferecido em três modalidades: EaD (á partir do 2º. Semestre de 2015); Núcleos nas Igrejas e em regime de Internado no SEAB. CURSO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA (antigo Bacharel em Teologia). Este curso tem como requisito que o candidato tenha concluído o ENSINO MÉDIO. É oferecido nas seguintes modalidades: EaD ( 100% EaD e Semipresencial. Na modalidade Semipresencial funciona uma turma no Campo Eclesiástico de Artur Alvim, com 35 alunos, em parceria com o Campo Eclesiástico, DGCEC e DGAS.) e em regime de Internato no SEAB. O Internato voltou a funcionar e quatro alunos que no dia 3 de Agosto de 2015. Já realizamos duas formaturas nesse período e atualmente contamos com onze seminaristas internos.

Pr. Aloisio Tadeu Rodrigues da Silva.

 

Onde Estamos

Estr. de Sapopemba, 4289 - Quarta Divisão, Ribeirão Pires - SP, 09434-000


R. Visconde de Inhaúma, 878 - Nova Gerty São Caetano do Sul/SP - CEP 09571-380