LEMA DGCEC

Servir

(abhadh) raiz primitiva; trabalhar (em qualquer sentido); (por implicação) servir, lavrar […] manter em servidão […] Este trabalho pode concentrar-se em coisas, outras pessoas ou Deus (STRONG, James, p.1824, 2008). “Servi ao Senhor com alegria (Salmo 100)”. Também (diaconia); atenção, assistência (como servo etc); de modo figurado (caridoso) ajuda, (oficial) serviço (especialmente referindo-se ao mestre cristão, ou, em sentido técnico, ao diaconato): ministrar, ministério, ofício, alívio, serviço, servir (STRONG, James, p.1248, 2008). Para servir (diakonēsai) de acordo com Marcos 10: 43 -45: “Mas entre vocês não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se coloque a serviço dos outros; e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

Nosso lema é servir você para que você sirva. “O maior entre vocês deverá ser servo” Mateus 23: 11.

Cultivar

No Antigo Testamento, a origem da palavra cultivar, vem do verbo servir, trabalhar (abhadh). Cultivar (lavrar, regar, ou ainda cuidar), conforme Gênesis 2:5 e 9: 20. A palavra cultivar deriva de cultura. Segundo o dicionário etimológico: Origem da palavra cultura, é do latim “culturae”, que significa “ação de tratar”, “cultivar” ou “cultivar a mente e os conhecimentos”. Originalmente, a palavra “culturae“ se originou a partir de outro termo latino: “colere”, que quer dizer “cultivar as plantas” ou “ato de plantar e desenvolver atividades agrícolas”. Com o passar do tempo, foi feita uma analogia entre o cuidado na construção e tratamento do plantio, com o desenvolvimento das capacidades intelectuais e educacionais das pessoas.

É preciso entender e desenvolver o ministério cristão de uma forma bíblica, com abrangência e humildade. Cultivar tem haver com o plantio e o desenvolvimento ministerial da igreja.

Nosso lema é cultivar para produzir frutos que glorificam a Deus. “Nisto é glorificado o meu Pai: que vocês deem muito fruto; e assim mostrarão que são meus discípulos” João 15:8.

Ensinar

(lamadh) raiz primitiva; Verbo que significa aprender, estudar, ensinar, ser instruído. […] O povo de Deus foi instruído a não aprender os caminhos

 das nações, isto é, não adquirir os seus costumes e padrões corruptos e falsos (Jr. 10: 2), mas, em vez disso, aprender os caminhos de Deus (Jr. 12: 16). […] As formas passivas deste verbo significam ser ensinável, ou ser instruído ou bem treinado pelo Senhor (Jr 31: 18) ou por pessoas (Is 29: 13) – STRONG, James, p.11723/24, 2008. Em Romanos 12, na lista dos dons pessoais, encontramos: “…se é ensinar, haja dedicação ao ensino (v.7).” A palavra grega é “didaskó” , literalmente “instruir” ou “transmitir conhecimento”. Segundo Strong , o verbo ensinar na língua grega é uma forma causal prolongada de outro verbo primário, “dao”, cujo significado é “aprender”. Desta forma, ensinar é instruir enquanto se é

instruído, dar lições enquanto se aprende lições.

Nosso lema é ensinar, dedicados ao ensino, ao aprendizado e à prática. “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha” Mateus 7: 24.

Pr. Elmer Mendes – Diretor Geral DGCEC

Onde Estamos

Estr. de Sapopemba, 4289 - Quarta Divisão, Ribeirão Pires - SP, 09434-000


R. Visconde de Inhaúma, 878 - Nova Gerty São Caetano do Sul/SP - CEP 09571-380